O Jeep é considerado, até hoje, um dos veículos mais versáteis para a utilização militar e civil. É uma viatura necessária e indispensável para qualquer especialidade militar. Serve tanto para transporte de pessoal, como para o transporte de carga, armamento, aparelhagem de rádio, aparelhagem de telefone e tem muitas outras utilidades.
O primeiro veículo desta espécie surgiu na década de 40. O Exército Americano necessitava de uma viatura que tivesse aquelas características, ou seja, um utilitário leve, com tração nas 4 rodas, com capacidade para 1/4 de tonelada. O MK II foi o primeiro jeep, apresentado naquela época, que definiu a idéia ou o estilo, que conhecemos até hoje. Era produzido pela Bantam e, mais adiante, o modelo foi aperfeiçoado e lançado pela Ford com o nome de GP ou Pygmy e pela Willys, com o nome de Quad. O jeep da Willys foi o preferido, por contar com um motor melhor e performance superior aos outros. O MA (Model “A”) era o nome deste novo modelo. A Willys procurou melhorar ainda mais, criando um novo modelo, o MB (Model “B”), que se tornou um protótipo para os jeeps construídos no mundo inteiro.
Jeep para as tropas de ataque que garantia um pouco de proteção.
Os jeeps MBs e os GPWs (General Porpouse Willys) de 1942, não tinham porta-luvas, as rodas eram sólidas, volante em baquelite preto, prendedor da capota com grampos. Para uma produção em larga escala foi necessária uma padronização das marcas, a partir de 1943.
A produção do MB e do GPW foi até dezembro de 45, com pequenas diferenças ao longo do período em que foram fabricados. Cerca de 640 mil jeeps foram produzidos no período da Segunda Guerra. Muitos chegaram na época aqui no Brasil, mas muitos outros foram comprados usados do Exército Americano nos anos seguintes.
FICHA TÉCNICA - Jeep Willys MB 1/4 ton.
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Dados iniciais
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Fabricante |
Willys
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Origem | Estados Unidos |
Ano de fabricação | 1941 - 1945 |
Total produzido | 640.000 unidades na Segunda Guerra Mundial |
Motor - "L-head" "Go Devil"
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Disposição | Dianteiro longitudinal |
Deslocamento |
134.2 cu.in ou 2200 centímetros cúbicos
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Potência |
54 HP a 4.000 rpm
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Torque |
105 lbs.ft ou 14,48 M.Kgf a 2.000 rpm
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No. de Cilindros | 4 em linha |
Diâmetro x Curso do cilindro |
79 x 111 mm
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Válvula de admissão |
1 - 17/32"
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Válvula de escape |
1 - 15/32"
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Taxa de Compressão |
6.48:1
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Carburador |
Carter WO-539S
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Combustível |
Gasolina
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Capacidade do tanque de combustível |
57 litros
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Câmbio - Warner T84
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Tipo | Manual de 3 marchas à frente e 1 à ré |
Ré |
3.554:1
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Primeira |
2.665:1
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Segunda |
1.564:1
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Terceira |
1.000:1
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Relação do diferencial traseiro |
4.88:1
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Caixa de transmissão Spicer 18
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Relação baixa |
1.97:1
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Relação alta |
1.00:1
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Sistema elétrico | |
Bateria | 6 volts |
Carroceria
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Guarnição | 4 homens |
Utilização | Transporte de cargas leves e pessoal |
Comprimento |
3330 mm
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Largura |
1574 mm
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Altura Min / Max. |
1320 / 1820 mm
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Altura livre do solo |
222 mm
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Distância entre eixos |
2032 mm
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Distância entre rodas | 1244 mm |
Raio de curva (direita / esquerda) | 5486 / 5638 mm |
Peso |
1100 Kg
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Carga útil |
362 Kg
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Sistema de freios |
Mecânico a tambor
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Suspensão |
Molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos
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Ângulo de entrada / saída |
45° / 35°
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Rampa máxima | 30° |
Pneus |
6,00" x 16,00"
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Desempenho | |
Velocidade Máxima | 105 Km / h |
Consumo |
12 -18 litros / 100 Km ou 8,33 - 5,55 Km / l
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