domingo, 23 de outubro de 2011

Kia deverá ressarcir quem comprou com IPI da nova tabela

A Kia Motors divulgou hoje ,21, um comunicado em que afirma que irá ressarcir seus clientes que tenham adquirido um carro já com o aumento de preço resultante da nova taxa de IPI (Imposto sobre Produto industrializado). A marca já vinha praticando a comercialização de seus produtos com base em uma nova tabela, com acréscimo médio de 8,41%. A marca coreana também afirmou que irá retomar os preços praticados antes do repasse do imposto.
Ontem, o Supremo Tribunal Federal(STF) julgou inconstitucional o prazo dado pelo governo para a aplicação da nova taxa de IPI. Com isso, o início para a aplicação da medida passou para a segunda quinzena de dezembro, noventa dias após a publicação da nova regra.
Segundo a Kia, 1.993 unidades de veículos de sua marca foram faturadas entre os dias 17 e 20 de outubro (período de aplicação da nova tabela), dessas, apenas 42 foram comercializadas. “Os compradores deverão procurar as concessionárias, mas – antes – vamos aguardar a publicação da suspensão do artigo 16 do Decreto 7.567, decidida pelo Supremo Tribunal Federal por unanimidade, no Diário Oficial da União”, afirmou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors
A marca, porém, afirma que a tabela de veículos divulgada serve apenas como sugestão de preços a serem adotados pelas concessionárias. “Não há como impedir que algumas concessionárias tenham praticado preços acima de qualquer preço sugerido. Nesses casos, a negociação com o cliente é de responsabilidade da concessionária”, declarou o executivo no comunicado.

Nenhum comentário: