quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Chevrolet Veraneio

Originada da picape C-10, voltada para transporte de passageiros, veio a ser batizada de Veraneio. Com preço de venda superior aos carros de luxo, se tornou uma opção lógica em locais distantes, para famílias grandes, ou para quem tivesse algum hobby, como pescaria, que exigisse carregar muitos equipamentos.
O nome escolhido pelo fabricante sugeria sua vocação para o lazer.Além de exercer função de carro familiar , esse Chevrolet era bastante utilizado em ambulância, transporte de equipes em serviços essenciais ou como viatura policial.Numa época de regime militar, muitos eram "fardados", mas outros serviam a "paisana".Qualquer exemplar despertava certo receio e desconfiança, especialmente se estivesse com quatro ou mais ocupantes.
Havia espaço para até cinco policiais armados, o seu porta malas era grande e poderia servir de camburão.A facilidade de um desembarque rápido, mesmo com armas em punho era um de seus atrativos.A brutalidade sugerida por suas dimensões era ratificado, em perseguições, era capaz de transpor guias e outros obstáculos.
Em 1972, a Veraneio não sofreu grandes alterações, além da substituição dos dois pares de faróis(primeira imagem) por apenas um par (segunda imagem), ou seja a grade dianteira chamou, foi o que chamou mais atenção.
Para passeios com a família, a Veraneio era dócil e comportada, enquanto nas perseguições policiais era robusta e temida.A verdade era que a Veraneio assumia a personalidade do dono.
Possuía um cambio manual de 3 marchas sincronizadas a frente e uma ré, sua velocidade máxima, segundo a fabrica, era de 145km/h, sua potencia maxima era de 149cv/3800rpm, seu torque maximo de 32,1m.kgf/2400rpm, possuia um motor de 4.271cm³, tanque de 70,5 litros, 1940 kg de peso, entre eixos de 2921mm, comprimento total de 4.847mm, largura de 1.976mm,  e altura de 1.776mm, seu consumo era de 6,2km/litro.
Pessoal, se tiverem alguma critica, alguma duvida, qualquer coisa comentem, agradeço a compreensão.

2 comentários:

Rodolfo Soares disse...

o Aborto Elétrico, primeira banda de Renato Russo fez uma música sobre a veraneio que era utilizada pela polícia. Nome da música é Veraneio Vascaína.

Guilherme Ferrari disse...

Compartilhem gente, pode ser por facebook, twitter, orkut, email...a barra de compartilhar é logo abaixo da postagem,obrigado.