domingo, 30 de outubro de 2011

Gurgel XEF

Foi no XXI Salão do Automóvel de 1981 que o primeiro protótipo foi apresentado, batizado de XEF ou GTA (Gran Turismo Articulado). Além da dimensão reduzida, chamava atenção uma pequena carreta que podia ser engatada ao veículo, como um porta-malas removível. Com 3,12 metros de comprimento, o carro não possuía compartimento para bagagem. A dianteira era tomada por estepe e tanque de plástico para 55 litros de combustível. O interior levava até três passageiros. O motor era o Volkswagen 1600, refrigerado a ar, com um ou dois carburadores.
Após dois anos, surgiram mudanças estéticas. Os vidros triangulares nas portas foram substituidos por quebra-ventos. A lateral ganhou um vidro em forma de escotilha. A grade ficou mais ressaltada. O símbolo "G" ficava sobre o capô, lembrando a estrela dos Mercedes-Benz, assim como as rodas, que guardavam semelhança com as dos modelos da empresa alemã. O reboque foi preterido. De acordo com pesquisas realizadas no Salão do Automóvel pelo próprio Gurgel, os clientes rejeitaram esse item porque ocuparia desnecessariamente espaço nas garagens.
O modelo 1984 recebeu mais alterações visuais, perdendo o ressalto na linha da cintura traseira. O vidro lateral de trás ficou oval. Duas garras foram adicionadas aos pára-choques. A placa traseira foi desocada para baixo e invadiu parte do pára-choque, o que fez perder as duas saidas de ar situadas ao lado.
No interior, os instrumentos foram reagrupados. Nos protótipos, o velocímetro maior ficava ao centro, ladeado por quatro mostradores, dispostos em linha reta. O conta-giros ficou do tamanho do velocímetro. Os bancos receberam apoio individual de cabeça. O volante passou a ser em V invertido.
Gurgel XEFGurgel XEF
Em 1985, o XEF ganhou nova grade falsa, sem aletas, lembrando vagamente um Mercedes. A tentativa de vender o XEF como artigo de luxo não emplacou. Menos de 200 unidades foram produzidas até 1986. Por outro lado, ele foi um dos mais curiosos derivados da mecânica VW e abriu caminho para os minipopulares da Gurgel, aquele que foi o plano mais ambicioso da marca, que resultaria no BR-800, primeiro carro 100% criado no Brasil.
FICHA TÉCNICA:
Motor: traseiro, 4 cilindros contrapostos, 1 584 cm3, carburador de corpo duplo, a álcool
Diâmetro x curso: 85,5 x 69 mm
Potência: 48 cv a 4 000 rpm (um carburador); 56 cv a 4 400 rpm
Torque: 11,3 mkgf a 2 600 rpm
Câmbio: manual de 4 marchas, tração traseira
Dimensões: comprimento, 312 cm; largura, 172 cm; altura, 130 cm; entreeixos, 180 cm
Peso: 800 kg
Suspensão dianteira: independente, com barras de torção
Suspensão traseira: indep. com molas helicoidais, braços longitudinais
Freios: disco na dianteira e tambor na traseira
Pneus: liga leve, 13 x 5,5; 175/70 SR 13



Gurgel XEF em: http://automovelbrasileiro.blogspot.com/2011/10/gurgel-xef.html

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