Fiat Elba foi um automóvel fabricado pela Fiat, considerada a versão perua do Uno. Foi produzida nas versões 3 e 5 portas. Teve várias versões como S, CS, CSL, Weekend, Top, 1.5 e 1.6 IE.O nome que a Fiat Elba recebeu na América fora no Brasil foi Fiat Duna Weekend, na Europa a Elba posteriormente foi vendida sob a marca Innocenti, como Innocenti Duna Weekend ou Innocenti Elba.Foi lançada em 1986 e foi fabricada até 1996; sua sucessora é a Palio Weekend (lançado em 1997)
A Elba ressaltou o foco da Fiat em aproveitamento de espaço, qualidade já demonstrada nos Uno e Prêmio. Ainda que mantivesse a timidez da antecessora Panorama no que diz respeito ao desempenho, a Elba conseguiu a proeza de ter o maior espaço para bagagem de uma perua nacional, com 847 litros entre o assoalho e o teto. Um feito respeitável, uma vez que era dela também a marca das menores dimensões externas. E bastava rebater o assento traseiro para que 1749 litros de carga pudessem ser transportados.
O espírito cargueiro contava com a tampa do porta-malas que elevava a parte central do pára-choque traseiro, criando um vão livre de 89 centímetros para o entra-e-sai da bagagem. A traseira se distinguia de Uno e Prêmio por um desenho mais esguio, com lanternas verticais finas e janela mais baixa.
Além do motor, a versão superior dispunha de computador de bordo, vidros com acionamento elétrico, faróis halógenos, apoio de cabeça, lavador elétrico do pára-brisa com temporizador e rodas de liga leve, entre outros itens.
A versão CS 1.5 a álcool de 71,4 cv da perua Fiat atinge 157,895 km/h de velocidade máxima e de 0 a 100 km/h em 14,83 segundos. A versão S 1.3 de 59,7 cv alcança 146,341 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 17,38 segundos. Nem a economia compensa. Se na estrada a Elba 1.5 carregada rende 12 km/l, a versão 1.3 quase empata, com 12,09 km/l. Na cidade, a média da 1.3 é ainda pior, com 7,07 km/l contra 8,02 km/l.
Nenhum comentário:
Postar um comentário