terça-feira, 25 de outubro de 2011

Renault Dauphine

The Renault Dauphine, introduced in 1956, was based on the Renault 4CV that appeared immediately after World War II
Batizado de projeto R-109, o Dauphine começou a ser concebido na França, em 1951, para ser um carro de baixo preço e econômico, além de confortável, rápido e seguro. Uma grande  expectativa nas costas do carrinho de 31 cavalos que se apresentou ao público em 1956, saído da linha de montagem localizada em Flins, no vale do Siena.
The 1955 Renault Dauphine is shown here.
O Dauphine, tinha estrutura monobloco, ficava entre o 4c - o mais popular da Renault - e o Fregate, o maior e mais luxuoso modelo da marca. Com quatro portas e linhas suaves e arredondadas, apresentava um harmonioso equilíbrio nas proporções. Na dianteira, a moldura central do pára-choque, por onde passa o estepe - que fica guardado sob o porta-malas - disfarça a ausência da grade, dispensada pela localização traseira do motor.
O grande volante cresce ainda mais quando se tem uma visão geral do interior do carro. No entanto, o diâmetro de giro é pequeno (pouco mais de 10 metros), o que facilita as manobras.O conjunto dos instrumentos é composto de velocímetro com escala semicircular de 10 a 130 km/h e que moldura as luzes-espia do dínamo e pressão do óleo, além do marcador de temperatura e nível de combustível.
Arquivo: 1958 Renault Dauphine.jpg
Para atingir os 100 km/h era preciso muita calma, 48 segundos.A velocidade máxima é de 116,5 km/h.Consumia na média 15,1 km/l.O Dauphine era "pelado" em relação aos equipamentos. Nem o retrovisor externo era de série. No entanto, apesar do sistema elétrico de 6 volts, tinha eficientes faróis sealed beam e carburador Solex dotado de um prático afogador automático. Seu preço era praticamente o mesmo do Volkswagen Sedan(o fusca).
O Dauphine foi comercializado até 1965. Conviveu por três anos com o Gordini, irmão mais potente (40 cavalos) e ligeiramente mais bem acabado, que sobreviveria por ainda mais três anos depois da aposentadoria do seu precursor.Se você tem um Dauphine ou vai comprar, não se esqueça que o psi dos pneus dianteiros é de 13 e do traseiro 19, e parte da má fama de sua suspenção deve-se aos motoristas que enchem os pneus com o psi errado.

Nenhum comentário: