terça-feira, 15 de novembro de 2011

DKW Candango

Em 1954, na Alemanha, seu projeto venceu uma concorrência para a fabricação de um utilitário leve para as Forças Armadas. Precisou derrotar até o plano da Porsche. Mas é certo que não foi sua beleza que o empurrou no início de carreira. Tampouco o barulhento motor dois tempos deve ter convencido os comandantes. E o que dizer do nome? Munga! Não, não é uma espécie de fortes gorilas africanos. Munga é a combinação das iniciais das palavras do que em alemão designaria um veículo militar leve com tração integral. Determinantes mesmo foram o baixo custo de produção e a manutenção fácil do carro apresentado pela Auto Union, que passou a ser produzido dois anos depois.
No Brasil o utilitário começou a ser fabricado - ou, mais propriamente, montado pela Vemag - em 1958. Completava, ao lado do sedã e da perua, a linha DKW e compartilhava com eles o motor dois tempos de três cilindros. Foi apresentado como Jipe DKW mas teve de ser rebatizado logo em seguida, uma vez que Jeep e suas variações eram marca registrada da concorrente Willys Overland. Assim, o utilitário recebeu o nome de Candango, uma homenagem aos trabalhadores que construíam Brasília, futura capital do país.
Como o nome sugeria, o Candango tinha um apelo desbravador. Poder engatar a reduzida com o carro em movimento era um salvo-conduto nas estradas de então. Os anúncios afirmavam que era capaz de atravessar cursos d'água de até meio metro de profundidade, graças ao distribuidor protegido e à carroceria blindada.Não pense que ele era à prova de bala. Apenas seu motor tinha um isolamento inferior que impedia a entrada de água. Para falar verdade, ele era mais que vulnerável: vinha equipado com uma devassada capota com janelas de plástico de enrolar. Quem quisesse capota de aço tinha que encomendar como opcional.
Um ótimo fora-de-estrada, o Candango agradou também aos jovens das cidades, ajudado pela suspensão independente nas quatro rodas que o tornava mais confortável que seu concorrente, o Jeep Willys. Pensando nesse público, a Vemag fez o Candango 2, com tração exclusivamente dianteira. Mais leve, o jipinho ganhou em desempenho com novo carburador.
Entrar nele não era nada difícil, desde que se usasse o estribo. Por serem 24 centímetros de altura livre do solo nos eixos e 32 no centro do chassi. A partida era dada por meio de um botão do lado esquerdo do grande volante de empunhadura fina. No painel o motorista tinha à sua frente a alavanca da reduzida em forma de "T". 
Seu motor, era 1.0 e gerava 50cv, que lhe permitia ir aos 95km/h.Eclético, o Candango poderia ser visto puxando arado na roça ou parado na frente de faculdades, com a capota abaixada. Seus admiradores juravam que ele se equilibra em três rodas em caso de pneu furado. Mas essa versatilidade teve vida curta. Devido ao alto preço dos componentes importados de sua transmissão, o jipinho DKW deixou de ser competitivo e sua fabricação foi interrompida no início de 1963. Foram fabricados ao todo 6171 modelos Candango.
    Agora alguns videos:

Nenhum comentário: