Um vídeo do desmonte de um Cadillac Eldorado.
Olá Pessoal, vamos falar de um gigante hoje.Os anos 50 foram de grande prosperidade para os EUA, que emergiam da Segunda Guerra Mundial como grandes vencedores e nação mais poderosa do mundo. E isso refletia-se em seus carros.
A série 62 compreendia, para 1959, versões cupê, conversível e sedãs de quatro e seis janelas laterais. Havia também o DeVille (mesmas versões, exceto conversível), Fleetwood 60 Special (sedã de seis janelas), Fleetwood 75 (sedã e limusine de oito lugares) e a linha Eldorado, com versões Seville (cupê), Brougham (sedã) e a mais glamurosa e famosa: a Biarritz conversível.
O primeiro Cadillac Eldorado foi desvendado no Motorama show de 1953. um evento anual onde a General Motors expunha as suas ideias mais brilhantes. Não havia nenhum salão automóvel nos Estados Unidos na época e, por isso, o "gigante" americano decidiu criar o seu próprio. Apoderando-se do maior salão de baile do principal hotel de Nova Yorque, não só expunha os seus últimos modelos, mas também mostrava os seus carros de sonho. Eram o que hoje se chamam de "concept cars", máquinas exóticas e invulgares nos quais os estilistas experimentavam novas ideias.
Os projetos de Motorama davam normalmente uma ideia do que iriam ser os carros de série nos próximos 2 ou 3 anos. No caso do Eldorado, tratava-se de um modelo acessível ao mercado... desde que se tivesse dinheiro! A um preço de 7750 dólares, este soberbo descapotável de 4 lugares seria o Cadillac mais caro do pós-guerra. Foram vendidas apenas 532 unidades.O nome Eldorado manteve-se muito depois do final da série limitada de 1953, mas os carros que tinham esse nome tornaram-se mais acessíveis e não eram tão exóticos na sua especificação. Em todo o caso. O Eldorado era o topo de gama e estava disponível apenas nas versões descapotável e coupé de 2 portas. Só em 1957 surgiu um modelo de 4 portas, o Brougham.
O Brougham era um elegante coupé no qual as quatro portas proporcionavam um fácil acesso aos bancos da frente e de trás. Mais uma vez, este Eldorado era a versão de série de uma carro de sonho que aparecer primeiro no Motorama show.
O Eldorado Brougham Town car, apresentado originalmente no Motorama de 1955, era um carro formal e baixo mas com um comprimento dianteiro aberto, reservado ao “chauffer”. Foi o primeiro carro da GM a possuir quatro faróis dianteiros, uma característica que iria espalhar-se a toda industria americana.
Mas o Town car iria contribuir com algo mais para o Cadillac, através de uma das características melhor conhecidas da época, marcou o nascimento das barbatanas “traseiras”.Era o indicio daquilo que os estilistas planeavam para o futuro. O público adorou, estávamos na época dos aviões-caça e as “barbatanas” eram o símbolo de velocidade e modernidade. Em 1959, o Cadillac Eldorado buscou novos horizontes.
As “barbatanas” surgiram mais altas e compridas do que nunca. Realçando a imagem dos aviões-caça estavam os duplos farolins, em forma de balas e montados de um modo que faziam lembrar a fuselagem traseira de um avião.O Cadillac Eldorado de 1959 é um carro que traz recordações de um período excitante na vida e no próprio estilo automóvel. Chuck Berry cantava sobre os cadillac, Elvis Presley oferecia-os aos amigos e todo o mundo sonhava conduzir um. Por todos estes motivos, e pelo estatuto de excelente automóvel, o descapotável tem o seu lugar entre os melhores carros do século XX.
O Eldorado de 59 era potente, com um motor V8 (345cv) de 6.4 litros, mas pesava 2268 quilos. No entanto, as “performances” eram boas, com uma velocidade máxima de 195km/h e uma aceleração respeitável para os anos 60. Tal como tos os Cadillac, foi concebido para proporcionar viagens confortáveis, o que significa que o seu comportamento dinâmico não se adaptava muito ao gosto dos automobilistas europeus, mais preocupados com a eficácia e rapidez em curva.
O modelo, de fato, não se destinava à Europa e esse é um dos seus encantos atuais. Tratava-se de um carro para passear até ao Drive-in, depois para um restaurante onde as empregadas sobre patins serviam um hambúrguer, um cachorro uma dose de batatas fritas e dois milk-shakes para partilhar com alguém especial enquanto na rádio tocava Rock & Roll.
O câmbio era um automático de três marchas GM Hydra-Matic, a suspensão utilizava molas helicoidais, com suspensão a gás Freon 12 como opcional, e para parar o 59 empregavam-se freios a tambor servoassistidos.
As fotos pequenas representam as oito gerações do Eldorado, mas prestem atenção, há apenas sete fotos, isso porque não encontrei fotos da quinta geração.
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