Olá pessoal, hoje vamos falar sobre o Citroen Dyane 6, parecido com o 2cv.
surgiu em 1968 como complemento ao sucesso do "mítico" 2CV. O público alvo era a juventude.
Espirito Jovem
De acordo com o catálogo da época a Dyane era "engraçado, simpático, original e vivo".
É um verdadeiro descapotável , que coloca o condutor em contato com o sol e
o azul do céu.
Limpa pára brisas de retorno automático, entradas de ar de duplo comando, janelas deslizantes. |
O Dyane 6 é um verdadeiro 4 lugares largo e confortável que "ama" a vida e a família. A sua quinta porta abre a toda a largura facilitando a passagem de todo o tipo de cargas. |
MOTOR: 2 cilindros opostos
CILINDRADA: 602 c.c.
ARREFECIMENTO: a ar
POTÊNCIA: 33cv ás 7000 rpm
4 VELOCIDADES SINCRONIZADAS
DIREÇÃO DE CREMALHEIRA
TRAÇÃO DIANTEIRA
SUSPENSÃO DE RODAS INDEPENDENTES
AMORTECEDORES HIDRÁULICOS
FREIOS: HIDRÁULICOS A TAMBOR NAS QUATRO RODAS
ALTERNADOR: 12V-390W
CARROCERIA: CHASSIS PLATAFORMA COM LONGARINAS INCORPORADAS
PESO: 600kg
PESO TOTAL EM
CARGA: 930kg
COMPRIMENTO: 3,90m
LARGURA: 1,54m
VOLUME DO PORTA MALAS: 250litros
CAPACIDADE DO TANQUE DE GASOLINA: 25 litros
ÓLEO DO MOTOR:2,5 litros
Na competição
Nos anos 70, as Dyanes viveram momentos de glória com as suas participações em POPCROSS (antepassado do atual AutoCross).
VELOZ: SEM PROBLEMAS
Quando se vê um carro parado no campo ao lado da estrada, pode em geral pensar-se que se trata de um problema mecânico. No entanto o mesmo não se passa com o Dyane pois a Citroen preocupou-se com a supressão de todos os pontos fracos do motor.
De fato no Dyane nada se gasta, exceto a gasolina e mesmo essa:16km/litro
NA ESTRADA: VELOZ
Depois de arrancar (sempre ao primeiro toque do comando) pode levar-se este pequeno motor ao regime de 7000 rotações alegremente (115 km/h)pode pisar no acelerador até ao máximo e andar assim o tempo que se desejar.
Motor de cilindros opostos de refrigeração a ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário