quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Puma GT 1500 e 1600

Em 1965, com a finalidade de enfrentar a Willys nas pistas de competição, a Vemag apoiou o projeto GT Malzoni, um esportivo de dois lugares, com carroceria feita de plástico reforçado com fibra de vidro, montado sobre o chassi encurtado dos DKW-Vemag, que também lhe cediam a mecânica.O motor dois tempos era sempre o mesmo.
Os resultados do GT Malzoni encorajaram seus construtores a construir a Puma, uma empresa que, viria a fabricar o Puma GT, a evolução do Malzoni que viria a garantir o sucesso da receita.
Em 1966, a Volkswagen adquiriu a Vemag. No ano seguinte, encerrou a produção da DKW-Vemag, assim como o fornecimento do chassi.O modelo com apenas um ano de produção, estava condenado, e o empreendimento ameaçado.
Após conseguir que a Volkswagen fornecesse o chassi e a plataforma mecânica do Karmann-Ghia, montar um esportivo com mecânica Volkswagen e que ao mesmo tempo não concorresse diretamente com nenhum modelo da marca foi a equação que a Porche e a Puma tiveram que resolver, em épocas e países muito diferentes. Em 1948, em Gmünd, na Áustria, Ferry Porche, filho do professor Ferdinand, enfrentou o problema que, vinte anos depois se repetiria no Brasil.
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Puma GT 1500.
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Malzoni GT ainda na DKW(recebeu o nome Puma GT).
A Puma exibiu enorme criatividade e competência ao apresentar o Puma GT 1500, um carro com motor e tração traseiros, portanto com layout e mecânica e conceitos diametralmente opostos, mas que conservava traços e mantinha o espirito do Malzoni, lembrando apenas um pouco o Volkswagen Karmann-Ghia, do qual utizava componentes básicos(plataforma mecânica...)
Sedutor pela aparência e limitado pela mecânica, o Puma tinha a difícil tarefa de não decepcionar seus conquistados.
A satisfação total era impossível, porém ele conseguia ostentar o encanto, mesmo durante o relacionamento mais íntimo.
O Puma 1500 possuía 1.493cm³, 47cv/4200rpm, 10m.kgf, 2 carburadores simples de 32mm, freios dianteiros a disco e traseiros a tambor, 4 marchas, tanque de 40l. E o Puma 1600 possuía um motor de 1.584cm³, 60cv, 11m.kgf e 2 carburadores simples de 34mm. 

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