quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Historia do Kadett

Divulgação
Em 1898 uma pequena fabrica de máquinas de costura e bicicletas resolve fabricar um carro. Essa fábrica era a Opel, e seu carro era um monocilindrico refrigerado a água. Mas em 1929 a Opel foi comprada pela General Motors, que em 1935 lançou o primeiro carro com carroceria monobloco na Alemanha. 
No ano seguinte foi lançada a primeira geração do Kadett, equipada com um motor de 1100cc. Mas foi fabricado apenas até 1939, por causa da segunda guerra mundial. Os russos levaram suas linhas de produção e o produziram sob o nome de Moskvitch.
1962 Opel Kadett A
Somente em 1962 a Opel voltou a fabricar um Kadett. Seria a segunda geração, tambem conhecida como Kadett A, nas versões duas e quatro portas.
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Tres anos depois, em 1965 era lancada mais uma geração, o Kadett B, que tinha motorização que variava entre 1100cc e 1900cc e que alem das versões da geração anterior, tambem ganhou um fastback e uma station wagon.
1973 Opel Kadett C
No famoso Salão de Frankfurt em 1973, foi lancada a quarta geração (Kadett C), que seis meses antes era lançada no Brasil com o nome de Chevette. Até a chegada do Corsa em 1982 o Kadett C era o compacto da Opel. O nome Kadett significa cadete em alemão, e outros carros da Opel tambem já se utilizaram de patentes da marinha como nome. Além das mesmas versões da geração anterior, o Kadett teve uma versão interessante, o Aero, que tinha a parte de trás aberta, como um conversível e possuia motor de 1200cc.
O Kadett, sempre foi o carro de maior sucesso da Opel, sendo concorrente do VW Golf, Ford Escort, Peugeot 304,  e do Fiat 124. Uma versão chamada Kadett City, igual ao nosso Chevette hatch foi lançada para  concorrer com modelos menores, como VW Polo. O esportivo fastback GT/E foi lançado para fazer frente ao Golf GTI e o Renault 5 Alpine. Fabricado de 1973 até 1981, o GT/E fez muito sucesso em competições. 
opel_kadett_sn
O Kadett era um carro mundial, sendo tambem produzido no Japão (Isuzu), Inglaterra (Vauxhall Chevette), Austrália (Holden Gemini) e EUA (Chevrolet Chevette e Pontiac T-1000). Havia diferenças na carroceria e motorização. No Vauxhall o capô era fechado, sem grade e a entrada de ar ficava abaixo do pára-choque. No Japão o Isuzu tinha retrovisores sobre o capô, gosto no minimo estranho em outros lugares do mundo. No americano as linhas eram mais retas, com versão hatch de três e cinco portas.
A quinta geração, conhecida como "Kadett D", de 1979 ja possuia motor transversal e tração dianteira, e até foi testado no Brasil, inclusive com motor a álcool, mas na verdade eram testes e estudos para a mecânica do Monza. Como este só saiu na Europa em 81 (Ascona), a GM aproveitou para rodar com um carro "disfarçado". 
A sexta e última geração do Kadett, surgiu em 1984, e saiu de linha em 1991 dando lugar ao Opel Astra, nome já utilizado no Kadett inglês pela Vauxhall.
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Esta sexta geração, foi a que deu origem ao Kadett brasileiro, fabricado pela Chevrolet em 1989, permanecendo em linha ate setembro de 1998 quando tambem deu lugar ao Astra, mas este ja da segunda geração europeia.
O Kadett foi um carro que inovou em varios aspectos da produção de veiculos no Brasil, sendo o primeiro carro produzido em serie a utilizar vidros colados (pára-brisas e traseiro), a possuir suspensão regulavel a ar, a contar com um motor a alcool injetado (junto com o Monza em 1991) e pneus serie 65 (Kadett GS 1991)
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Foi o primeiro carro da Chevrolet a utilizar computador de bordo e check-control, alem de possuir o melhor coeficiente aerodinamico da época: Cx 0,30 no Kadett GS e Cx 0,32 nos demais modelos.
Curiosidades:
O nacional tinha pára-choques mais salientes, porque uma pesquisa da GM apontou a sensação de fragilidade do europeu.
Em 1988 a Daewoo, da Coréia do Sul, passou a produzir uma versão local do Kadett, vendida nos EUA como Pontiac Le Mans. Foi o único "Kadett" vendido nos EUA.
Nos anos 90 a Daewoo continuou produzindo o carro, para o mercado interno, com o nome de Daewoo Racer (exportado para a Europa como Daewoo Nexia).
O nome Astra já era usado há tempos pela Vauxhall no Kadett inglês
Foi pensado para o Brasil, mas havia uma marca de itens sanitários com o nome. Mas resolveram isso depois, usando o nome a partir de 94.
A Ipanema 3 portas foi exclusiva do Brasil, mas não tivemos o hatch 5 portas e o volumes.
Kadett Ipanema
A Ipanema 5 portas não usava a ótima trava de porta junto à maçaneta, e sim os velhos pinos. As portas eram importadas, pelo menos no início, e na Alemanha não se importavam com as travas, pelo menos no sentido de evitar roubos.
As primeiras Ipanemas 2,0 vinham com os estranhos pneus 165/80 R 13.
A ótima luz que indica troca de marcha, adaptativa e ligada à injeção, entrou no modelo 92 e sumiu em 96, pois as pessoas se ofendiam em ser "ensinadas por uma luzinha".  
 O Kadett conversível era fabricado no Brasil e ia para a Alemanha para ser recortado, retornando logo em seguida ao Brasil para ser vendido ao consumidor.

link(s) interessantes:http://www.cockpitautomovel.com/2011/11/opel-kadett-viagem-ate-ao-astra.html 

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