Lançado no final de 1968, o Opala veio para ocupar uma parte do mercado ainda não explorada: a dos médios-grandes.Na verdade, o seu porte permitia concorrer ligeiramente abaixo dos grandes, inclusive no preço.
Havia dois tipos de motorizações , que diferenciavam bastante o público de cada uma.Na versão mais básica, de 4 cilindros, o Opala se apresentava como uma troca muito vantajosa para quem tivesse tido um DKW, um carro médio da primeira fase da nossa industria, e quisesse evoluir para um automóvel de porte superior e bastante mais atualizado.Já a versão 6 cilindros era uma escolha adequada para antigos proprietários de automóveis grandes, como Simca e Aero Willys, e que agora se dispusessem a adquirir um automóvel menos luxuoso e de menor tamanho, porém mais moderno, eficiente e veloz.
Foi o primeiro automóvel de transporte individual de passageiros , produzido pela General Motors, a Adam Opel AG.
Na estrada, a grande vantagem do 6-cilindros era evidente nas estradas, onde o desempenho superior e a maior suavidade do motor e as marchas mais longas faziam muita diferença.O espaço era ideal para quatro passageiros, que, mesmo se abusassem no volume poderiam acomodar toda a bagagem no porta malas.
-Freios a tambor, opcional a disco não ventilado(dianteiro)
-Câmbio de 3 marchas sincronizadas a frente e uma ré
-Potencia maxima de 80cv/3800rpm
-Torque maximo de 18 m.kfg/2600 rpm
-1 carburador simples de 40 mm
-Peso em kg: 1100
-Cilindrada total de 2507cm³
-Tanque de 55 litros
Opala 3800:
-Freios a tambor, opcional a disco não ventilado(dianteiro)
-Câmbio de 3 marchas sincronizadas a frente e uma ré
-Potencia maxima de 127cv/3800rpm
-Torque maximo de 26,2 m.kfg/2600rpm
-1 carburador simples de 40 mm
-Peso em kg:1125
-Cilindrada total de 3768cm³
-Tanque de 55 litros
Opala 4100:
-Freio a disco não ventilado dianteiro e a tambor traseiro
-Câmbio Automático de 3 marchas e manual de 4 marchas
-Potencia maxima de 142cv/3800rpm
-Torque maximo de 29m.kfg/2600rpm
-1 carburador simples de 40 mm
-Peso em kg:1125
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