domingo, 11 de setembro de 2011

Citroen 2cv(1948-1990)


O protótipo que originou o 2cv
Se espalhou por todo o mundo

No ano de 1936, Pierre Boulanger, diretor geral da Citroen, estava de férias na região de Clermont Ferrand, um centro agrícola muito movimentado. O dia de mercado traz pequenos agricultores e camponeses para vender e comprar produtos frescos. O cavalo e a carroça eram o meio de transporte mais comum na França rural e, à medida que contemplava o cenário, Boulanger começou a pensar que todas aquelas pessoas poderiam vir a tornar-se seus potenciais clientes. O que era necessário pensava ele, era uma forma simples de transporte, tão simples como 4 rodas e um chapéu-de-chuva!
De volta à sua fabrica em Paris Boulanger explicou aos seus engenheiros que o novo veiculo deveria ser capaz de transportar uma cesta de ovos através de um campo de terra arada sem partir nenhum e que ele - um homem alto - deveria poder sentar-se confortavelmente usando um chapéu. Teria ainda que ser barato para estar ao alcance de todos. E como iria substituir o cavalo e a carroça, as performances seriam tudo menos importantes.


A suspensão era um exemplo fantástico de simplicidade e habilidade. As quatro rodas estavam montadas sobre braços compridos, ligadas a mais simples forma de molas e barras de torção e, apesar do carro parecer que ia capotar a cada curva, passou com facilidade o "teste" da cesta de ovos.
O "Deux Chevaux", batizado assim pela sua potência fiscal, seria finalmente lançado no salão de Paris em 1939. Mas a guerra rebentou e a amostra não teve lugar. O 2CV foi então guardado e preparado para ser lançado no pós-guerra.
Todos os 2CV passaram a ter 2 faróis, imagem que vendiam era de juventude e liberdade,assim como demonstra a propaganda da época.
O 2CV fez parte da gama da Citroen ate 1990 tendo ganho mais potência e cores mais brilhantes, e o mercado alvo passou dos agricultores franceses para todos os condutores urbanos a nível europeu. Ao ver as carroças em Clermont Ferrand, Boulanger estava longe de imaginar o mito que estava a criar.
O Sahara com 2 motores é o mais valioso e raro dos 2 CV

Este carro é insensível a todas as intempéries, pode ficar na rua de dia como de noite, tanto no verão como no Inverno. O motor arrefecido por ar não pode congelar. E se no verão ou nas grandes subidas, os outros carros tem de parar como o motor a ferver. Andará com toda a calma no seu 2CV. Pelo facto que o 2CV é muitíssimo robusto, exige poucas despesas de conservação: quatro pontos só de lubrificação, pouco óleo, fácil de lavar, repara-se facilmente graças à boa disposição, e a acessibilidade de todas as peças. Estes factores todos, ainda aumentam a economia do 2CV.

O 2CV é o carro das pessoas activas que querem ficar dentro do seu tempo, que querem arrancar depressa e sempre chegar a hora. É um carro para pessoas alegres e optimistas. É mais que um carro, é um estilo de vida que milhares de pessoas optaram.
 
Os 2CV ficaram famosos pelas corridas de popcross dos anos 70

Nenhum comentário: