segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Toyota Corolla primeira geração

Com mais de 40 anos de vida o Corolla é considerado o Best Seller da Toyota sendo atualmente o carro mais vendido no mundo. No Brasil desde 1998 o Corolla conseguiu agradar graças a uma mecãnica confiavel aliado com um design amigavel junto com um bom espaço interno e bons equipamentos.
Foto da primeira geração do Toyota Corolla (1966-1970)
O Toyota Corolla é o carro mais vendido de toda história automobilística. Desde se lançamento em 1966 já foram vendidas mais de 35 milhões de unidades do Toyota, incluindo as versões sedã, hatchback e perua (station wagon). A versão mais conhecida no Brasil do Toyota Corolla é a versão sedã de médio porte.
O segundo Corolla, em 1970, já oferecia quatro portas, versão perua, motor de 1,2 litro e câmbio automático no mercado americano
No Brasil, o Toyota Corolla começou a ser importado em 1993, a mesma fornecida ao mercado norte-americano. Em 1998 passou a ser importado o modelo europeu. No mesmo ano passou a ser fabricado no Brasil. A versão 2012 do Toyota Corolla está disponível no mercado brasileira nas versões sedã XLI, GLI, XEI e Altis com combustível flex e opção de câmbio automático ou manual (XLI e GLI) e automático (XEI e Altis).
O Corolla cupê (na foto um de 1972) deu origem às versões Levin e Sprinter Trueno, com motor 1,6 de duplo comando: o pequeno japonês começava a se destacar em desempenho
• Segunda geração - E20 (1970–1978)
O quatro-portas da terceira geração: maior e com várias opções de motores, exagerava no desenho da grade, alta e protuberante
• Terceira geração - E30, E40, E50 e E60 (1974–1981) 
Adepto das formas retilíneas, o quarto Corolla ganhava conforto com molas traseiras helicoidais e oferecia motores de até 1,8 litro
• Quarta geração - E70 (1979–1984) 
 Por baixo do estilo ainda quadrado, a quinta geração evoluía na mecânica: motor transversal, tração dianteira, suspensão independente atrás. A versão esportiva GT-S, ainda com a antiga plataforma, chegava a 124 cv
• Quinta geração - E80 (1983–1987)
 Exatos quatro anos depois da quinta geração nascia a próxima, em 1987, com o mesmo entreeixos (2,43 metros), mas maior largura e duas carrocerias distintas, Corolla e Sprinter. As formas estavam bem mais arredondadas e a perua uniformizava-se com a plataforma de tração dianteira. Usavam motores 1,3 de 75 cv (não disponível nos EUA), 1,8 diesel de 64 cv e 1,6 em três opções: 90 cv com carburador, 100 e 124 cv, estes com duplo comando e injeção. O mais potente equipava o GT-S, esportivo que incluía rodas de 14 pol com pneus 185/60 e freios a disco também atrás. Pela primeira vez o Corolla pesava mais de uma tonelada, chegando a 1.080 kg com o diesel.
• Sexta geração - E90 (1987–1992) 
• Sétima geração - E100 (1991–1998) 
Lançado em 1995 no Japão e três anos depois nos EUA (mostrado na foto), o oitavo Corolla mantinha linhas conservadoras e investia em segurança
• Oitava geração de 2,8 - E110 (1995–2002) 
Moderno sem despertar rejeição, o nono Corolla aparecia em 2001 na Europa e no Japão, com entreeixos bem maior e opção de motor de 189 cv no esportivo T-Sport
Evolução bem-vinda: em 2002 o nacional se atualizava ao americano, ficando bem mais espaçoso e elegante, além de ter novos motores de 1,6 e 1,8 litro
• Nona geração - E120, E130 (2000-2006)
Décima Geração do Toyota Corolla
• Décima geração - E140, E150 (2006-) 
Nos EUA o Corolla tem um visual diferente

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